acionar seguro de vida

Acionar seguro de vida: recebi diagnóstico grave, o que fazer?

Você já precisou acionar o seu seguro de vida? Aqui nós vamos explicar como você deve  proceder e quais são as condições que permitem o ressarcimento diante de uma doença grave.

Contudo, sabemos que receber um diagnóstico grave é uma situação difícil, mas devemos nos planejar para a vida, digamos assim, e estarmos preparados financeiramente é fundamental, já que os custos podem ser altos.

Pois bem, com um seguro de vida, além do tratamento médico e das despesas hospitalares serem cobertos, caso você seja o provedor da casa, ele vai auxiliar financeiramente também os beneficiários, durante toda sua recuperação.

Entretanto, os planos básicos do seguro de vida nem sempre são suficientes para suprir todas as necessidades. Para isso existem os adicionais, como o de doenças graves.

Para entender como funciona e como acionar o seguro de vida nestas circunstâncias, acompanhe nossas dicas:

Como funciona o adicional de doenças graves 

Antes de listar as doenças do pacote adicional, vale pontuar que doenças preexistentes não fazem parte desse ressarcimento. Por exemplo, caso você já tenha câncer de mama, não vai poder contratar a cobertura para cobrir o tratamento.

Além disso, é indispensável informar à seguradora, no ato da contratação, todas as doenças conhecidas e diagnosticadas.

Sendo assim, normalmente as seguradoras cobrem as seguintes doenças graves:

  • Diferentes tipos de câncer, até leucemias e doenças malignas no sistema linfático;
  • Infarto do miocárdio;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Cirurgia de bypass (técnica usada na cirurgia bariátrica);
  • Insuficiência renal crônica (com hemodiálise);
  • Alzheimer;
  • E transplante de órgãos vitais (coração, fígado, medula óssea, pâncreas, pulmão e rim).

Dependendo da seguradora, são cobertos também procedimentos de fertilização como o congelamento de óvulos, caso o diagnóstico ou tratamento impossibilite a mulher de ter filhos naturalmente.

Seja como for, é preciso saber exatamente quais são as contratadas pela sua apólice para não ter uma surpresa na hora do acionamento.

A cobertura específica de doenças graves é indicada para qualquer pessoa, já que, mesmo uma pessoa saudável, pode ter problemas com essas enfermidades.

Caso tenha interesse em contratar um seguro de vida com cobertura de doenças graves, fale antes com um com os nossos consultores, eles vão tirar todas as suas dúvidas e oferecer sempre uma opção personalizada. 

Agora, se você recebeu o diagnóstico de uma das doenças citadas e quer acionar o seguro de vida para receber o ressarcimento dos gastos com a recuperação, veja como proceder:

Como acionar o seguro de vida?

O resgate, normalmente, não é demorado, mas existem condições específicas para fazê-lo.

Basicamente, para acionar, a seguradora exige o laudo médico e documentos clínicos (previstos na apólice) que comprovem o diagnóstico da doença

Depois, o pedido entra em fase de análise e é resolvido em até 30 dias. Outra observação é que para ter o direito ao pagamento, a doença deve ser diagnosticada após o prazo de carência.

Além disso, o seguro só é pago depois que o segurado permanecer vivo 30 dias após o diagnóstico. Nesse período não há o pagamento da franquia, mesmo que o pedido seja negado.

Vale lembrar que somente o primeiro diagnóstico definitivo, de uma das enfermidades previstas na apólice, é coberto. Ou seja, caso você tenha uma segunda doença grave, a seguradora não fará a indenização.

Por último, o beneficiário recebe o valor que pode ser usado no tratamento da doença, para consultas médicas, medicamentos e até para suprir as necessidades financeiras da família, como o segurado preferir.

7 condições de saúde que não são cobertas

Dentre todas as doenças acobertadas pelo contrato da apólice, existem algumas que não são válidas para o ressarcimento.

Por isso, é importante verificar todas as cláusulas do contrato para confirmar que as suas necessidades serão supridas.

Bem, dentre as exceções que o seguro de vida não cobre, podemos citar 7:

  1. Doenças recorrentes de manipulação de material nuclear;
  2. Qualquer condição de saúde relacionada ao parto ou aborto;
  3. Suicídio ou tentativa de suicídio;
  4. Choque anafilático e sequelas decorrentes;
  5. Cânceres não invasivos – melanoma maligno com baixo grau de invasão de tecido, câncer de próstata em estágios primários, câncer de pele que não seja melanoma maligno e tumor maligno na presença de qualquer vírus da imunodeficiência humana;
  6. Atos ilícitos praticados pelo segurado;
  7. Hérnia e suas consequências.

A pandemia, situação que marcou 2020, era considerada um risco excluído, ou seja, que não possuía cobertura pelo seguro.

Porém, com a alta disseminação do vírus e a dificuldade pela busca de tratamento, muitas seguradoras passaram a cobrir o coronavírus para amparar as pessoas e seus familiares.

Em março de 2020, por exemplo, houve um aumento de 136% nas vendas de seguros de vida comparadas ao mesmo mês de 2019.

Mesmo assim, é indicado consultar a adoção dessa cobertura com o seu corretor, pois, as carências aplicáveis podem variar.

Nosso conteúdo foi útil para você? Esperamos que sim, porque agora você já sabe como recorrer à sua seguradora e conseguir todas as informações necessárias para contratar ou acionar um seguro de vida.

Caso ainda tenha alguma dúvida, visite nosso site, faça uma simulação de seguro de vida, informe-se sobre os diferentes tipos de cobertura e veja o quanto ele pode mudar a sua vida.

QUEM SOMOS

Dicas e artigos da maior corretora de seguros online de Brasília. Informe-se e saiba de mais benefícios e vantagens que vão trazer mais segurança a você e sua família, além de seguro para o seu carro.

SIGA-NOS

SEGUROS

POSTS POPULARES

ENTRE EM CONTATO

Fazendo uma cotação com a Show você compara o preço do seguro entre as melhores seguradoras do mercado. Além disso, você vai contar com a ajuda de vários consultores e receber o melhor seguro para as suas necessidades.

Cotar o seu seguro auto é simples. Basta acessar nosso site (www.showdeseguros.com.br), clicar no botão “Fazer Cotação” e preencher os seus dados. Fácil, não é mesmo?

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para garantir o melhor seguro para você e sua família. Você faz a cotação aqui pelo site: basta preencher alguns dados e rapidamente vamos lhe retornar com cotações personalizadas para as suas necessidades.