Saiba como proteger equipamentos de trabalho no Home Office

Saiba como proteger equipamentos de trabalho no Home Office

Atualmente, proteger equipamentos de trabalho é essencial, ainda mais com o avanço da tecnologia e os acontecimentos mundiais como a pandemia, que obrigou muitas pessoas a adotarem o home office.

Com a crescente demanda do trabalho remoto, vem também o cuidado com os equipamentos em casa. E essa questão deve ser levada em consideração tanto pelo funcionário quanto pelo contratante.

Afinal, todos queremos garantir um home office de qualidade e seguro, evitando gastos desnecessários, certo? 

Além disso, se a empresa oferece o equipamento, é responsabilidade do funcionário zelar não só pelo material, mas também pelas informações do trabalho como senhas e arquivos.

Outro ponto a ser observado é o quesito de segurança em relação a descargas elétricas, roubos e quedas que também trazem gastos.

A seguir, você vai conferir todas as formas de proteger os seus equipamentos de trabalho e como isso é importante para segurança e proteção de todos os envolvidos. 

Vamos lá!

Como proteger os equipamentos de trabalho?

Sendo funcionário ou empregador, todos sabemos que a segurança de dados e a manutenção de equipamentos pode sair caro caso não tenhamos alguns cuidados.

Por outro lado, temos vários tipos de facilitadores, como os seguros que protegem desde celulares até carros luxuosos.

São tantas as formas de proteger seus equipamentos e que vão contribuir para um ambiente mais seguro, que basta seguir alguns passos.

Segurança de dados

Um dos principais problemas com certeza é a segurança de dados, especialmente quando estamos em casa.

Imagina se as senhas do servidor vazam? Ou, através da sua rede de internet privada invadem seu notebook e roubam seus dados?

A segurança digital deve ser constantemente verificada, ainda mais nos dias de hoje, em que praticamente todas as nossas informações estão no ambiente online.

Por isso, listamos 9 cuidados que você deve ter não só no home office, mas também em qualquer ambiente de trabalho virtual: 

  1. Não usar o computador da empresa para acessar conteúdo pessoal;
  2. Instalar um bom antivírus e mantê-lo atualizado;
  3. Não compartilhar o computador da empresa com outras pessoas da casa;
  4. Rever a complexidade das senhas;
  5. Manter todos os programas atualizados;
  6. Ter cuidado com acesso a links não confiáveis;
  7. Evitar usar pen drives ou HDs externos;
  8. Fazer backups em nuvens;
  9. E, no caso do home office, mudar a senha do roteador de tempos em tempos.

Esperamos que você siga as nossas dicas para manter seus dados seguros, pois, como falamos antes, a segurança de dados é a primeira preocupação.

Portanto, além de todos esses cuidados, é importante que a empresa tenha também uma estratégia de conscientização dos empregados.

Todos devem entender que dispositivos usados fora do escritório podem se tornar suscetíveis a invasões e prejudicar a empresa como um todo.

Por isso, ter um guia de como otimizar a segurança corporativa dentro e fora da empresa é o caminho mais seguro para ambos os lados.

Neste guia, você pode incluir o que já falamos até aqui e ainda conseguir o consentimento dos funcionários para garantir a responsabilidade de todos com os equipamentos.

Seguro residencial com cobertura para eletrônicos

Primeiramente, a título de informação, a tendência do mercado de seguros é de que o home office continue, você sabia?

A facilidade do trabalho remoto e o bem-estar são os principais motivos de crescimento do seguro residencial.

E segundo o Sindicato Nacional de Seguros Gerais, em 2020 a arrecadação dessa modalidade subiu 6.1% em comparação ao ano anterior.

Agora que as pessoas estão em casa, a vontade de proteger e resguardar o seu espaço está cada vez maior.

Ao mesmo tempo, as seguradoras se adaptaram às demandas. Atualmente, elas têm diversas coberturas que podem te ajudar em vários quesitos da casa e até de equipamentos eletrônicos.

Para o funcionário, por exemplo, a melhor maneira de proteger seus equipamentos é contratar um seguro residencial e verificar as opções de cobertura para eletrônicos.

As seguradoras chamam essa cobertura de seguro home office ou seguro de equipamentos eletrônicos. Essa categoria de cobertura visa proteger notebooks, monitores, teclados e até equipamentos de videoconferência.

Aliás, na contratação dela você garante vários benefícios.

Dentre eles, a restituição em caso de roubo ou dano, danos elétricos ou decorrentes de causas externas e assistência para acessórios.

Agora, para as empresas que disponibilizam esses equipamentos corporativos a seus funcionários no home office, o ideal é garantir a cobertura com o seguro empresarial.

Ele vai cobrir danos materiais diretamente causados aos bens de escritório instalados nas residências de qualquer colaborador. Isso, claro, quando o escritório é usado em prol do segurado.

Viu como contratar um seguro pode ser a solução ideal para todos?

Esse tipo de atitude pode melhorar o bem-estar e diminuir as preocupações para os funcionários e empregadores, além do mais ajuda a manter todos os envolvidos focados no que realmente importa: fazer o possível para melhorar os negócios da empresa e garantir mais produtividade.

Achou este conteúdo útil e interessante?

Então, compartilhe esse artigo na sua empresa e nas suas redes sociais. Ajude outras pessoas e instituições a protegerem seus equipamentos de trabalho no home office.

QUEM SOMOS

Dicas e artigos da maior corretora de seguros online de Brasília. Informe-se e saiba de mais benefícios e vantagens que vão trazer mais segurança a você e sua família, além de seguro para o seu carro.

SIGA-NOS

SEGUROS

POSTS POPULARES

ENTRE EM CONTATO

Fazendo uma cotação com a Show você compara o preço do seguro entre as melhores seguradoras do mercado. Além disso, você vai contar com a ajuda de vários consultores e receber o melhor seguro para as suas necessidades.

Cotar o seu seguro auto é simples. Basta acessar nosso site (www.showdeseguros.com.br), clicar no botão “Fazer Cotação” e preencher os seus dados. Fácil, não é mesmo?

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para garantir o melhor seguro para você e sua família. Você faz a cotação aqui pelo site: basta preencher alguns dados e rapidamente vamos lhe retornar com cotações personalizadas para as suas necessidades.