Usados e seminovos_ saiba o que avaliar antes de comprar um automóvel

Usados e seminovos: saiba o que avaliar antes de comprar um automóvel

Comprar um automóvel usado ou seminovo do jeito que você quer é um desafio, a gente sabe. Mas com as dicas que separamos aqui, você vai conseguir encontrar o carro perfeito para o seu estilo de vida e orçamento.

Pois bem, vamos lá! 

De acordo com a Fenabrave, a venda de veículos usados em fevereiro de 2021 cresceu 15,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Percebemos que a compra de um carro passou a ser essencial para quem quer evitar o transporte público compartilhado, pois, de certa forma, o carro garante uma segurança na prevenção do contágio.

Avaliar a quilometragem e a pintura, verificar o estado do carro, os pneus e negociar o valor do carro, tudo isso faz parte do processo de compra do veículo.

Porém, você conhece os passos mais importantes e quais detalhes prestar atenção?

Saiba que seguir algumas dicas podem te ajudar a conseguir mais desconto no carro, verificar os principais problemas e até a ver se um carro já foi batido ou não.

O que avaliar antes de comprar o automóvel?

Primeiramente, como você já deve saber, são muitas as questões que devem ser levadas em consideração na busca por um automóvel usado ou seminovo.

A falta de experiência e a falta de conhecimento podem inclusive trazer prejuízos depois da compra, mas nem tudo está perdido.

É por isso que queremos te ajudar a analisar os itens mais importantes e buscar o melhor negócio para você, além de evitar golpes, claro. 

Vamos às dicas!

Documentação

É muito importante verificar o número da placa e do chassi, se possível conferir se todos os números do chassi que estão gravados nos vidros são os mesmos do carro e do documento.

Para sua segurança, a dica é pesquisar se o veículo possui multas ou autuações pendentes, assim você pode evitar prejuízos que o antigo proprietário precisa quitar.

Quilometragem

A conta é simples, quanto mais baixa estiver a quilometragem em relação ao ano de fabricação, mais valioso o veículo é. 

Porém, você precisa tomar cuidado com adulterações no odômetro, fraudes são comuns para aumentar o preço de venda.

Lataria e pintura

Em relação à pintura, cores que são incomuns, como azul ou verde, têm uma probabilidade menor de vender depois, até porque as fábricas não dedicam sua linha de produção para esse modelos.

Mas, na hora de pesquisar, o seu carro pode sair mais barato se você gosta de cores diferentes.

Além disso, verifique o tom da pintura externa em relação à interna. A diferença entre as duas precisa existir, visto que por fora o carro é envernizado e brilha mais.

Em relação à lataria, a inspeção do carro também precisa ser cautelosa e feita em dias claros, principalmente para você enxergar as possíveis imperfeições na lataria

Então, nada de olhar o carro em dia de chuva, ao meio-dia ou fim da tarde, pois as gotas escondem defeitos na lataria ou pintura.

Você precisa também observar os encaixes de portas, capô e tampa do porta-malas. Todos devem estar alinhados e devem ter espaços iguais, além disso as portas não devem raspar nos batentes.

Uma dica para verificar se as portas estão alinhadas: passe o dedo no vão das portas, a distância deve ser a mesma em toda a extensão do carro e em todas as portas.

Os amassados você consegue identificar olhando o carro de frente, encostando o rosto no para-lama e analisando toda a lateral. É suficiente para descobrir também diferenças de textura na tinta, desalinhamento das portas ou pequenos amassados.

Mecânica

Por ser uma parte difícil de ser avaliada no ato da compra, o ideal é contar com a opinião de um especialista.

Ele vai conseguir identificar falhas mecânicas no veículo como sistema de frenagem avariado, amortecedores, mangueiras desgastadas e motor comprometido.

Quer confirmar se o carro foi revisado? Pergunte sobre o manual do proprietário, bem como a chave reserva do carro a ser negociado.

Se a revisão estiver em dia, o manual vai indicar o local e a quilometragem em que foi feita.

Por fim, você ainda pode aproveitar o momento para fazer algumas perguntas ao dono do veículo que vão te trazer algumas informações úteis, como:

  • Qual tipo de combustível é o mais usado
  • Se o carro consome pouco ou muito combustível

Essas informações podem mudar a sua opinião sobre o carro e até te fazer pensar melhor sobre os prós e contras.

O teste final é fazer um test drive.

Você vai conseguir ver se o veículo está em boas condições, se o motor está funcionando direito, se o carro possui algum cheiro estranho, como cigarro ou perfume, ou se o volante e o câmbio estão normais.

Depois de checar tudo isso vale a pena pesquisar o seu seguro auto, ele protege o seu automóvel e pode trazer benefícios exclusivos para você e sua casa.

Fale com um de nossos consultores da Show de Seguros, estamos prontos para fazer a melhor cotação para o seu usado ou seminovo.

Por último, quando for pesquisar o seu veículo usado ou seminovo, siga as nossas dicas para economizar e fechar negócio de forma segura!

Compartilhe essas dicas da Show com seus amigos e familiares que ainda têm dúvida sobre o que avaliar antes de comprar um automóvel usado ou seminovo.

QUEM SOMOS

Dicas e artigos da maior corretora de seguros online de Brasília. Informe-se e saiba de mais benefícios e vantagens que vão trazer mais segurança a você e sua família, além de seguro para o seu carro.

SIGA-NOS

SEGUROS

POSTS POPULARES

ENTRE EM CONTATO

Fazendo uma cotação com a Show você compara o preço do seguro entre as melhores seguradoras do mercado. Além disso, você vai contar com a ajuda de vários consultores e receber o melhor seguro para as suas necessidades.

Cotar o seu seguro auto é simples. Basta acessar nosso site (www.showdeseguros.com.br), clicar no botão “Fazer Cotação” e preencher os seus dados. Fácil, não é mesmo?

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para garantir o melhor seguro para você e sua família. Você faz a cotação aqui pelo site: basta preencher alguns dados e rapidamente vamos lhe retornar com cotações personalizadas para as suas necessidades.