Educação financeira: organize prioridades e garanta segurança nas finanças

Educação financeira: organize prioridades e garanta segurança nas finanças

Quando falamos sobre dinheiro, ter educação financeira é essencial, principalmente quando temos que alinhar receitas e despesas para realizar nossos objetivos de vida.

Para isso, sabemos que uma boa gestão financeira requer planejamento e organização, afinal, assumir o controle das finanças não é uma tarefa fácil, apesar de simples.

Sendo assim, hoje trouxemos dicas fundamentais para você entender a sua situação atual. 

Além disso, damos algumas ideias bem práticas para você aplicar no dia a dia, a fim de melhorar a sua gestão financeira e ter mais qualidade de vida. 

Acompanhe!

A importância da educação financeira

O brasileiro não tem o costume de se planejar financeiramente, e o pior é quando ocorre uma emergência ou o assunto é reservar dinheiro.

Portanto, para a sua saúde mental, vale lembrar que a organização financeira é fundamental. Essa prática diária proporciona a você e sua família muito mais tranquilidade e conforto para tomar decisões.

Isso sem contar que ela também melhora o senso de consumo no geral. 

Ou seja, você vai conseguir praticar o consumo sustentável e econômico de forma plena.

Da mesma forma, compreender suas finanças vai te ajudar a melhorar progressivamente na economia, isso porque suas metas vão estar condizentes com o seu padrão de vida.

Otimizar a forma como você gasta o dinheiro facilita o seu processo de conscientização e traz mais retorno. É por isso que criar hábitos financeiros saudáveis é tão essencial.

Hábitos para uma gestão e educação financeira eficiente

Podemos dizer que qualidade de vida é ter controle financeiro e poder garantir a sua segurança familiar.

Entretanto, para uma organização financeira eficaz, é preciso que você identifique os pontos negativos e modifique suas atitudes em relação ao dinheiro. 

Para te ajudar a melhorar nesse quesito, listamos 5 hábitos importantes que você deve levar em consideração para organizar suas prioridades:

1. Pagar suas dívidas

Sim, este é o passo mais importante para quem quer ter controle financeiro.

Endividamentos te impedem de economizar e ainda fazem com que os gastos possam ser maiores do que o esperado.

Então, a dica aqui é negociar com os seus credores. Qualquer desconto no pagamento é válido na hora de quitar suas dívidas.

2. Registrar todos gastos e despesas

É impossível criar um planejamento sem saber no que gastamos, certo?

Registrar todos os gastos e despesas é uma tarefa contínua, onde você vai precisar colocar todas as informações em um caderno ou aplicativo.

Com essas anotações, você vai conseguir identificar 3 tipos de despesas: 

  • Essenciais;
  • Não essenciais;
  • E eventuais.

As essenciais compreendem contas de luz, água, condomínio, IPVA, IPTU, ou seja, as que você não pode deixar de pagar.

Já as não essenciais são aquelas que você comprou mas poderia ter evitado. Pode ter sido um lanche no meio da semana ou uma roupa em promoção. 

 O mais importante é você entender que esse dinheiro poderia ser guardado ou investido.

Por fim, as despesas eventuais são aquelas que você precisou gastar, seja para consertar um cano estourado em casa ou pagar uma multa. 

Essas despesas imprevistas devem ter sua porcentagem na cota do orçamento. E caso não haja nenhuma situação assim, você já conseguiu economizar.

Por fim, analisando cada tipo dessas despesas que acabou de conhecer, você vai montar uma meta de gasto máximo e evitar ultrapassá-las a todo custo.

A intenção é controlar todas as despesas, de forma que os objetivos e os gastos do mês possam ficar claros para você.

3. Estabelecer prioridades

Qual o seu objetivo? Comprar o carro do ano, financiar uma casa nova ou juntar dinheiro para as férias perfeitas?

Seja qual for, escolha a sua prioridade e defina os caminhos para alcançá-la.

Para isso, indicamos que você crie uma checklist com pequenas conquistas até o seu objetivo, isso com certeza vai te motivar a continuar.

Outra coisa, com a sua prioridade definida fica mais fácil evitar gastos desnecessários ou até gastar mais do que você ganha.

Agora, se um produto que você queria muito entrou em promoção, o que você deve fazer? 

Nessa situação podemos aplicar as famosas três perguntas:

  • Eu quero? 
  • Eu preciso? 
  • Eu posso?

Caso qualquer uma tenha a resposta “não”, não compre! A principal característica para manter esse hábito é a determinação

Sendo assim, qualquer oportunidade de economizar vai te aproximar das suas conquistas, é importante pensar dessa forma.

4. Investir no que importa

Estudar novas formas de investimento e aplicar em bolsas ou poupanças deve também ser uma das suas sacadas.

Nessa hora, contratar profissionais de economia é o caminho mais seguro para investir, eles saberão te informar o que vale ou não a pena no mercado atual.

Aliás, há outras formas de investimento que podem ser úteis, como o seguro de vida resgatável

Além de proteger você e sua família, você tem a opção de resgatar todo o valor investido com adicionais, depois de vários anos pagando o prêmio.

Ah, adquirir um seguro residencial ou de carro também acaba sendo investimento, já que os gastos podem ser evitados, caso ocorra qualquer incidente.

5. Usar a tecnologia a seu favor

Existem inúmeros aplicativos e ferramentas que vão facilitar muito a sua vida, principalmente para quem tem uma rotina corrida.

Organizar tudo pode dar trabalho, e com tantas opções fáceis e intuitivas vale a pena baixar um destes aplicativo e montar o seu planejamento financeiro.

Dentre os aplicativos que podem te ajudar, selecionamos os 5 melhores:

  1. Organizze
  2. CoinKeeper
  3. Mobills
  4. Spendee
  5. Wallet

Otimizar a forma com que você gasta e guarda o seu dinheiro é o caminho para uma ótima gestão financeira e segurança familiar.

Por isso, aplicar as dicas que você acabou de ver vai te ajudar a planejar com eficiência sua vida financeira, e também vai trazer vários resultados positivos a médio e curto prazo.

Gostou de saber como você pode controlar seus gastos e aplicar a educação financeira no seu dia a dia? 

Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a criar hábitos para uma gestão financeira eficiente!

QUEM SOMOS

Dicas e artigos da maior corretora de seguros online de Brasília. Informe-se e saiba de mais benefícios e vantagens que vão trazer mais segurança a você e sua família, além de seguro para o seu carro.

SIGA-NOS

SEGUROS

POSTS POPULARES

ENTRE EM CONTATO

Fazendo uma cotação com a Show você compara o preço do seguro entre as melhores seguradoras do mercado. Além disso, você vai contar com a ajuda de vários consultores e receber o melhor seguro para as suas necessidades.

Cotar o seu seguro auto é simples. Basta acessar nosso site (www.showdeseguros.com.br), clicar no botão “Fazer Cotação” e preencher os seus dados. Fácil, não é mesmo?

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para garantir o melhor seguro para você e sua família. Você faz a cotação aqui pelo site: basta preencher alguns dados e rapidamente vamos lhe retornar com cotações personalizadas para as suas necessidades.