seguro para carro seminovo

Seguro para carro seminovo vale a pena?

A primeira preocupação ao sair da concessionária é assegurar o carro novinho, certo? Mas, como fazemos com um carro seminovo, será que vale a pena assegurá-lo?

Muitos se perguntam sobre a necessidade de contratar seguro para carro seminovo ou usado, ainda mais quando pensamos nos problemas que podem dar.

Em contrapartida, as vantagens de manter ou comprar a apólice para um carro mais antigo são tão relevantes quanto as de um carro novo, até porque os perigos ainda são os mesmos.

A seguir, vamos apresentar a você todos os fatores que fazem valer a pena ter um seguro para manter a proteção do seu carro em dia e se precaver de possíveis avarias.

Vantagens do seguro para carro seminovo

vantagens do seguro para carros seminovos

Você deve estar pensando que por causa do tempo de uso e pela tendência de ter mais problemas técnicos, o seguro para esse tipo de carro é mais caro. Acredite, você vai se surpreender.

O cálculo da apólice tem como base o preço de venda do veículo, ou seja, entre um carro zero da marca X e um seminovo da mesma marca, com anos de fabricação diferentes, o seminovo tem o seguro mais acessível.

Claro que o valor também vai depender de outros fatores como idade e sexo do motorista, locais onde o carro circula, frequência de utilização, valor das peças de reposição e conservação do veículo.

Por outro lado, há pouca variação de modelo de alguns carros, o que diminui o valor de manutenção, abaixando o valor do seguro.

Além disso, as coberturas que você solicitar serão adicionadas às parcelas da apólice, ou seja, vale avaliar o que é realmente indispensável para você.

Agora, dentre as coberturas adicionais que podem aumentar o seu prêmio está a do carro reserva, ideal para quem depende do veículo para trabalhar ou executar tarefas diariamente. 

E se você gosta de viajar, o adicional “pela América do Sul” concede a extensão do perímetro de cobertura, cobrindo danos no carro durante a sua viagem.

Viu só quantas vantagens? São muitas as opções de adicionais, por isso, é essencial conversar com o seu corretor e buscar as melhores opções para a vida útil do seu carro e que se adeque ao seu orçamento.

Agora, quero te fazer duas perguntas: 

  1. Você sabe quais são os requisitos para contratar um seguro de automóvel para seminovo? 
  2. Será que existe limite de idade do carro?

Não se preocupe, você está prestes a conferir essas e mais outras dicas indispensáveis.

O que é preciso para contratar?

Antes de tudo, é necessário verificar os motivos que podem impedir a cobertura de um carro antigo.

Por isso, você deve prestar atenção nas condições com base no ano e local de fabricação do seu carro:

  • Carros produzidos em território nacional têm limite entre 10 e 20 anos, dependendo da seguradora;
  • Carros fabricados fora do país têm limite de 5 anos de fabricação.

Depois, é a vez da vistoria prévia obrigatória, ela identifica a conservação do carro e suas principais características.

Pois bem, cumprindo essa exigência você já pode procurar um agente autorizado e iniciar o processo de contratação.

Ao mesmo tempo, procure uma empresa confiável e que esteja no mercado há muitos anos, isso confere mais qualidade e agilidade na hora da contratação. 

Evita que você gaste tempo e garante que todas as suas necessidades sejam seguradas de forma clara e honesta.

Em relação aos documentos, são os mesmos requisitados para o seguro tradicional:

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, ou seja, documento do veículo;
  • CPF;
  • E, caso seja uma renovação, a sua última apólice.

Agora ficou fácil contratar um seguro com todas essas dicas, né?

Por outro lado, caso seu carro não se encaixe nas particularidades acima e seja considerado antigo ou clássico, saiba que existe outro tipo de cobertura específica.

Como funciona o seguro para carros clássicos?

Se você tem uma relíquia de família ou aquele carro querido considerado de colecionador, não se preocupe, as seguradoras se adequam a todos os casos e podem criar um seguro perfeito para você.

Normalmente, carros com mais de 15 anos não são aceitos na contratação do seguro, porém, se o carro é conservado ou de coleção, elas oferecem um contrato específico.

A vantagem é que se o carro for aceito, o valor ficará bem mais em conta do que um seguro tradicional, visto que são coberturas mais básicas, geralmente contra furtos, roubos e colisão.

Outro fator que barateia o seguro é a permissão para utilizar peças de segunda mão na manutenção ou troca. Pela idade do carro, é mais fácil encontrar peças em desmanches autorizados do que itens novos de reposição.

Agora, você já sabe que mesmo tendo um carro seminovo, usado ou clássico é possível contratar um seguro tranquilamente e ganhar a proteção necessária.

E aí, já buscou falar com algum corretor sobre a necessidade de seguro para o seu seminovo? Entre em contato com um de nossos especialistas para bater um papo e saiba se vale a pena contratar

QUEM SOMOS

Dicas e artigos da maior corretora de seguros online de Brasília. Informe-se e saiba de mais benefícios e vantagens que vão trazer mais segurança a você e sua família, além de seguro para o seu carro.

SIGA-NOS

SEGUROS

POSTS POPULARES

ENTRE EM CONTATO

Fazendo uma cotação com a Show você compara o preço do seguro entre as melhores seguradoras do mercado. Além disso, você vai contar com a ajuda de vários consultores e receber o melhor seguro para as suas necessidades.

Cotar o seu seguro auto é simples. Basta acessar nosso site (www.showdeseguros.com.br), clicar no botão “Fazer Cotação” e preencher os seus dados. Fácil, não é mesmo?

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para garantir o melhor seguro para você e sua família. Você faz a cotação aqui pelo site: basta preencher alguns dados e rapidamente vamos lhe retornar com cotações personalizadas para as suas necessidades.